O Carbon Trust deve projetar esquema de rotulagem ecológica para o México

O Carbon Trust foi selecionado para desenvolver um esquema de rotulagem ambiental para produtos e serviços no México.

mexico-city-zocalo

16 outubro 2013

O esquema será projetado para promover compras e suprimentos sustentáveis aos consumidores, às empresas e ao setor público.

O objetivo deste projeto é impulsionar a competitividade internacional e a eficiência econômica da indústria mexicana através de uma produção mais sustentável. Isso também promoverá uma série de critérios comumente reconhecidos para assegurar que reclamações ambientais sobre produtos e serviços sejam apropriadamente fundamentadas.

Para realizar o esquema de rotulagem, o Carbon Trust trabalhará com a SEMARNAT, a secretaria governamental mexicana do meio ambiente e dos recursos naturais, assim como com representantes de pequenas, médias e grandes empresas mexicanas, ONGs e o setor público.O projeto é financiado através do Fundo de Prosperidade do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido, conforma administrado pela Embaixada Britânica na Cidade Do México.

Este projeto ajuda a cumprir certas obrigações que estão na Lei do governo mexicano para o Equilíbrio Ecológico e a Proteção Ambiental, na qual há um requisito de assegurar a sustentabilidade das atividades econômicas.  A SEMARNAT recebeu a responsabilidade de desenvolver um esquema de rotulagem para promover a produção e o consumo sustentável de produtos.

Na realização do projeto, o Carbon Trust desenvolverá uma estrutura metodológica para quantificar a pegada ambiental de carbono dos produtos e serviços mexicanos, juntamente com um mecanismo para a certificação e a rotulagem que atendam às necessidades do México.

Quando isso tiver sido concluído, a SEMARNAT e o Carbon Trust comprometeram-se a procurar financiamento para fases subsequentes deste projeto. Isso envolverá uma fase piloto do esquema para avaliar como ele funciona na prática, que será seguida por uma implementação mais ampla.

Estamos contentes de ver o apetite do México em confrontar a área crítica da pegada ambiental e da rotulagem como parte de seu compromisso mais amplo de agir quanto à mudança climática. Mas precisamos ser realistas e permanecer cientes de que precisamos fazer este trabalho contra um cenário em que muitas empresas e indivíduos não veem isto como uma prioridade imediata. Para este esquema ser bem-sucedido será necessário trabalhar para as empresas imediatamente, fornecendo valor através da pegada ambiental, assim como da rotulagem. A pegada ambiental permite que as empresas reduzam custos, melhorem sua eficiência, removam resíduos, minimizem riscos e atendam às necessidades de clientes de forma mais eficiente, enquanto a rotulagem pode ter um grande impacto além de apenas engajar consumidores, especialmente apoiando vendas a empresas e governos. Nós planejamos construir um esquema em que o valor da empresa exceda o custo da participação para tantas empresas e tantos produtos quanto for possível. Para que empresas menores possam se beneficiar, nós examinaremos a provisão de uma estrutura comum mais simples adaptada para setores individuais.

Martin Barrow, Chefe de Pegada Ambiental no Carbon Trust

Estamos contentes de estar trabalhando com o Carbon Trust para desenvolver um esquema de pegada ambiental e rotulagem adaptados às necessidades e condições do México. Estamos impressionados com a experiência insuperável do Carbon Trust no projeto e na implementação bem-sucedida de projetos de rotulagem ecológica. O crescimento verde que este projeto revelará tem o potencial de enfrentar desafios econômicos e ambientais, de fortalecer novas fontes de crescimento através da produtividade e da inovação e de abrir novos mercados.

Sr. Cuauhtémoc Ochoa Fernandez, Subsecretário do México de Desenvolvimento e Regulamentação Ambiental

Estamos encantados de trabalhar com o Carbon Trust para ajudar a garantir que o México tenha um esquema alinhado com as melhores práticas internacionais em suprimento sustentável. Quando se trata de pegada ambiental de carbono e de rotulagem dos produtos, o Reino Unido realmente tem sido um líder mundial, com o Carbon Trust desenvolvendo os primeiros padrões e rótulos internacionais para isso já em 2007. O governo britânico está comprometido a ajudar países em desenvolvimento como o México a passar pela transição e tornar-se uma economia de grande crescimento com baixas emissões de carbono. Isso inclui adotar ideias como eficiência energética, produção e consumo sustentáveis e promoção da criação de empregos verdes nas novas tecnologias e mercados do futuro.

Richard Shackleton, Primeiro Secretário para Mudança Climática, Energia e Crescimento de Baixo Carbono na Embaixada Britânica no México

Para obter mais informações, contate a assessoria de imprensa do Carbon Trust no telefone +44 (0) 20 7170 7050 ou no e-mail press@carbontrust.com.