O Carbon Trust está desenvolvendo novo esquema de certificação de produtos sustentáveis para o Brasil

A competitividade industrial internacional e o crescimento do baixo carbono no Brasil estão sendo apoiados graças a um novo esquema de certificação de produção sustentável sendo desenvolvido pelo Carbon Trust.

São Paulo, Brasil

03 setembro 2014

O esquema está sendo realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil (MDIC), com financiamento do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido.

O esquema proposto envolverá a pegada ambiental, a certificação e a rotulagem de produtos, inicialmente usando estudos pilotos em quatro subsetores alvo com impactos ambientais significativos: alumínio, cimento, substâncias químicas, polpa e papel. Após a fase piloto, a intenção é estender o esquema para todos os setores.

A certificação e a rotulagem podem melhorar o acesso das empresas brasileiras aos mercados de exportação internacionais, onde as informações sobre o desempenho ambiental dos produtos são consideradas ou necessárias ou uma vantagem. Domesticamente, isso ajudará as empresas a cumprir requisitos de aquisições públicas sustentáveis, com regulamentações federais legalmente vinculantes e orientação governamental local promovendo a compra de mercadorias e serviços verdes.

O Brasil encontra-se em uma posição comparativamente forte globalmente para cumprir a demanda por uma produção mais sustentável, pois o país produz atualmente cerca de três-quartos de sua eletricidade a partir de fontes de energia renovável de baixo carbono, predominantemente energia hidrelétrica.

O Carbon Trust está em São Paulo nesta semana oferecendo uma oficina para representantes do governo brasileiro e partes interessadas do setor, como a primeira etapa para determinar o melhor enfoque no desenvolvimento de um esquema bem-sucedido adequado à economia local.

O projeto baseia-se no conhecimento e na experiência líderes mundialmente do Carbon Trust em criar esquemas de certificação de produção e de rotulagem sustentáveis, com experiência no Reino Unido e em todo o mundo. Isso inclui o desenvolvimento do primeiro rótulo de todos os tempos da pegada de carbono em um produto, assim como o trabalho atual acontecendo no desenvolvimento de novos esquemas na Malásia, no México e em Hong Kong.

Criar uma certificação e um esquema de rotulagem bem-sucedidos para incentivar a produção e o consumo sustentáveis podem imprimir muito valor tanto a empresas brasileiras quanto ao meio ambiente. Entender o impacto ambiental de todo o ciclo de vida de um produto faz muito mais do que apenas prover vantagem competitiva – ajuda a identificar e a visar áreas de ineficiência, custos desnecessários e impacto ambiental.

Dr. Paul Taylor, Consultor Sênior do Carbon Trust

O Brasil pode se beneficiar de uma economia verde e, portanto, está interessado em processos de certificação e rotulagem aceitos internacionalmente. Os produtos brasileiros têm bom desempenho ambiental devido a fatores naturais e sistêmicos: nossa mistura de energias é extremamente limpa, e as empresas brasileiras historicamente têm procurado melhorar seu desempenho ambiental através de várias maneiras. O MDIC participa deste projeto juntamente com o Carbon Trust, pois ele representa uma chance de promover globalmente o reconhecimento do bom desempenho ambiental dos produtos brasileiros.

Sr. Alexandre Comin, Diretor do Departamento de Competitividade Industrial do MDIC.